Serviços:

Adequação NR-12

A norma Regulamentadora número 12 é a norma que define quais são as medidas de proteção obrigatórias que as empresas devem adotar opara preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos em sua rotina de trabalho.

Além das medidas de proteção, esta norma também rege sobre os documentos mínimos necessários no qual cada equipamento deve conter.

A LZ Engenharia traz a solução completa na gestão de segurança da sua planta, elaborando com eficácia a apreciação de risco, a fim de proporcionar soluções eficientes e econômicas para a eliminação e/ou redução de riscos, além de fornecer a elaboração de projetos de adequação, planos de manutenção, manuais e procedimentos.

Inspeção de Segurança Conforme NR-13

A norma regulamentadora NR-13 estabelece os requisitos mínimos para gestão de integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão, tubulações, tanques e reservatórios, nos aspectos relacionados a instalação, inspeção de segurança, operação e manutenção, visando a segurança e a saúde dos trabalhadores.

O laudo de inspeção conforme NR-13 é um documento técnico complexo, que discrimina os registros das inspeções, visual interna, visual externa, medição de espessura, teste hidrostático, de acumulação, verificação do funcionamento e condições de calibração dos dispositivos de segurança e indicação, documentação mínima exigida, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações. Este documento é de extrema importância e o não cumprimento de qualquer requisito da NR consiste em risco grave e eminente de acidentes. As inspeções de segurança devem ser realizadas por profissional habilitado (PH) e acompanhar ART.

Calibração

A NR-13 exige que os equipamentos de indicação, controle e segurança de caldeiras, vasos de pressão e tubulações devem ser calibrados e mantidos em bom estado de funcionamento, a fim de garantir a integridade do equipamento, bem como das empresas e seus colaboradores.

Os equipamentos comumente utilizados para indicação e segurança em caldeiras, vasos de pressão e tubulações são manômetros e válvulas de segurança, no qual devem ser calibrados de forma periódica.

Projeto Mecânico

O projeto mecânico é uma das mais eficientes formas de representarmos uma peça, objeto ou um novo produto, utilizando-se de softwares específicos da área mecânica.

Todo o projeto mecânico é realizado por meio de desenhos técnicos, onde temos a representação ilustrativa de todas as medidas e formas do objeto, visando a mesma interpretação por projetistas, clientes e fabricantes, seguindo, de forma rigorosa, os padrões e normas técnicas definidas pela ABNT e normas internacionais.

Para que serve?
Projetos mecânicos servem para desenvolvimento, criação, aprimoramento, melhorias de qualquer dispositivo, podendo variar de simples componentes à complexas linhas de produção.

Quais são as vantagens?
A execução de projetos mecânicos tem várias vantagens, como diminuição de custos, planejamento antecipado, verificação de resistência dos materiais, ajustes em simuladores virtuais, não havendo necessidade de custos com fabricação para teste, padronização, controle e planejamento de manutenção, entre outros.

A LZ Engenharia utiliza softwares específicos para desenvolvimento de projetos e modelagens 2D e 3D da área mecânica, possibilitando níveis de detalhamento extremamente altos, cantando também com análise de elementos finitos, simulações e especificações de materiais. 

Projeto de Linha de Vida

A linha de vida é um equipamento de proteção coletiva – EPC, que garante a segurança de trabalhadores que executam atividades em altura.

A linha de vida consiste em uma instalação em cabo de aço, fitas ou corda, ancorado a uma edificação ou elementos estruturais, ligada ao cinto de segurança do trabalhador, tendo como objetivo o bloqueio da queda em casos de sinistro.

Para pessoas que executam trabalho em altura (risco de queda igual ou superior a 2 metros), a utilização de cinto de segurança e meios para o ancoragem, evitam a queda, ou, reduzem os danos no caso de um eventual acidente. O ponto de ancoragem é um ponto/local em que o sistema de proteção contra quedas (linha de vida) é fixado junto a estrutura. O cinto de segurança é ancorado na linha de vida, diretamente ou por meio de cabo guia.

A Norma Regulamentadora 35, em seu Anexo II, bem como a NBR 16.325/2014 – Proteção Contra Quedas em altura – Dispositivos de ancoragem, estipulam que ela deve ser instalada em pontos de ancoragem previamente dimensionados e determinados por profissional legalmente qualificado.

O tipo de linha de vida que deve ser utilizada é definido em função do seu uso em relação ao tempo, carga a ser suportada, serviço a ser executado e conforto do trabalhador. É dimensionado por profissional legalmente habilitado em dimensionamento de cargas, como o Engenheiro Civil e o Engenheiro Mecânico, com conhecimentos em segurança do trabalho. Este profissional irá analisar o ambiente e o trabalho onde ocorrerão as atividades, indicar o equipamento correto, o procedimento de instalação, garantindo segurança a equipe de montagem, e emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica.

Todo trabalhador obrigatoriamente deve ser treinado e capacitado previamente à realização da atividade em altura, e somente exercer esta atividade com permissão de trabalho e realização de check list de inspeção dos equipamentos de segurança.

Projeto de Andaimes 

A utilização de andaimes exige cuidados especiais quanto a legislação aplicada sobre a sua utilização em obras. Para um trabalho seguro é preciso usar um equipamento adequado e normatizado.

A norma regulamentadora 18 (NR-18) determina que o dimensionamento de andaimes, estruturas de sustentação e fixação devem ser feitas por profissionais legalmente habilitados.

Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos. É obrigatório que os andaimes tenham rodapé e sistema de guarda-corpo. As escadas de acesso também são importantes para que o trabalhador tenha mais segurança ao subir e descer do equipamento, sem precisar escalar sua própria estrutura.

A NR-18 define, também, a utilização de piso antiderrapante, que seja nivelado e com revestimento completo. Os andaimes também devem conter ancoragens e entroncamentos para garantir a estabilidade junto a estrutura da edificação e possíveis deslocamentos.

Os profissionais responsáveis pela montagem e desmontagem dos andaimes devem ser submetidos previamente a treinamento e capacitação para esta atividade, bem como treinamento de trabalho em altura (NR-35). Durante todo o serviço de montagem e desmontagem dos andaimes o profissional responsável deverá estar ancorado em sistema de proteção contra quedas (linha de vida).

Projeto de Combate a Incêndio e Pânico 

O AVCB é o certificado que uma edificação possui as condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico previstas em normas, estas condições são confirmadas após a vistoria do Corpo de Bombeiros Militar.

Esse auto de vistoria é um dos principais documentos que devem ser providenciados pelas empresas e estabelecimentos em geral para que seja possível solicitar e manter a regularização do alvará de funcionamento e habite-se.

A importância do AVCB é observada em diversos aspectos, já que esse documento se refere à proteção de pessoas e do patrimônio.

O processo de obtenção do AVCB é ramificado em 4 partes, sendo eles: Dispensa de licenciamento; Projeto de evento temporário; Projeto técnico simplificado; Projeto Técnico. Cada processo tem suas particularidades e deve ser avaliado por profissional habilitado. Após obtenção do AVCB, os dispositivos de segurança devem passar por manutenção periódica, a fim de garantir seu bom funcionamento e a segurança das pessoas e instalações.

Este documento tem validade de 5 (cinco) anos, devendo passar por renovação no final deste prazo. 

Teste de Estanqueidade

O laudo de Estanqueidade consiste na verificação quanto à vazamentos nas tubulações de transmissão de gases entre os reservatórios e os pontos de utilização, a fim de garantir que não haja riscos de vazamento e incêndio.

Este ensaio consiste na elevação da pressão interna da tubulação ou trechos de tubulações, através de gás inerte ou ar comprimido, para verificar se há perda de pressão durante determinado período de ensaio.

Este ensaio deve ser realizado anualmente, e é determinante para aprovação do processo de obtenção do AVCB, documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta a segurança da edificação.

Certificação de Pontos de Ancoragem

Os pontos de ancoragem predial são conexões fixados na estrutura da edificação, para instalação de sistemas de proteção contra quedas verticais ou horizontais, que proporcionam a segurança de trabalhos em altura.

Toda edificação acima de 04 (quatro) pavimentos deve conter sistemas de ancoragem para as atividades de manutenção em suas fachadas, e estes pontos de ancoragem devem ser certificados anualmente.

A certificação do ponto de ancoragem consiste em testes realizados no local, utilizando de equipamentos calibrados e certificados pelo IMETRO, que garantem a resistência das ancoragens.

Todo ponto de ancoragem testado e aprovado recebe um certificado e selo de aprovação no qual serve como comprovação de sua resistência.

Plano de Rigging

O Plano de Rigging é o nome dado ao processo de planejamento para atividades de içamentos de cargas.

Estes são usados como um meio de mitigação de riscos, para proteção das pessoas, da carga, da propriedade e equipamentos localizados na circunvizinhança da área do trabalho.

O içamento pode ser realizado de forma segura, mas isso depende muito das características específicas do içamento e como ele é planejado.

O plano indica por meio do estudo da carga a ser içada, dos guindastes e acessórios de amarração adequados para a tarefa, esforços exercidos no piso onde os equipamentos serão posicionados, ação do vento, interferências aéreas e subterrâneas, layout da área de operação, entre outros, qual a melhor solução para fazer um determinado içamento da maneira mais segura e eficiente, otimizando os recursos aplicados na operação, evitando acidentes e perdas de tempo durante as operações de içamento.

Laudos Técnicos Mecânicos

O laudo técnico tem o objetivo de atestar a conformidade de determinada máquina ou equipamento em relação às exigências da Norma Regulamentadora N°12 (NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos).

Neste laudo consta as características do equipamento, sua funcionabilidade, principais fundamentos, pontos de vulnerabilidade e dispositivos de segurança existentes, a fim de promover segurança em sua operação, prevenindo acidentes e doenças do trabalho.

A elaboração de laudos técnicos mecânicos das máquinas e equipamentos são de extrema importância, visando que durante a elaboração do documento se identifica os pontos de perigo, riscos, bem como possíveis medidas de mitigação.

Este documento deve ser elaborado por profissional habilitado (engenheiro mecânico) contendo sua respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) expedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado de realização.

Os laudos técnicos mecânicos elaborados pela LZ Engenharia são de extrema qualidade, tendo como premissa o detalhamento profundo dos equipamentos, a fim de identificar quaisquer perigos e riscos existentes, bem como fornecer soluções de mitigação de baixo custo e grande eficiência.

Gerenciamento da Manutenção

Gestão da manutenção é um processo de melhoria contínua que supervisiona e controla o funcionamento das equipes de manutenção, bem como condições dos ativos envolvidos no processo de produção, evitando paradas não programadas nos processos e diminuição de custos operacionais e de mantenabilidade.

O setor de manutenção é visto por muitos como um custo, porém o objetivo principal da gestão de manutenção é exatamente a diminuição de custos e aumento de confiabilidade e disponibilidade dos ativos.

Uma boa gestão tem a capacidade de transformar o departamento de manutenção em um setor que aumenta a lucratividade da empresa, trazendo redução de custos de mantenabilidade e aumento da disponibilidade dos equipamentos, evitando lucros cessantes e demais desperdícios.

Para que a manutenção obtenha estes resultados, o gestor deve selecionar de forma estratégicas os tipos de manutenção realizadas, acompanhar de forma crítica e constante os indicadores de manutenção e a confiabilidade de seus dados.

A LZ Engenharia traz como solução uma consultoria especializada na gestão do setor de manutenção da sua empresa, verificando a qualidade e confiabilidade dos dados disponíveis atualmente e reajustando as estratégias de manutenção, focando na redução de custos e aumento da disponibilidade e confiabilidade dos ativos.

Planejamento e Controle de Manutenção (PCM)

PCM é o setor responsável por gerenciar e controlar todas as atividades de manutenção de uma determinada empresa.

Todos os dados relativos à manutenção são controlados pelo PCM, como custos, tempo de manutenção, estado de conservação, índices de disponibilidade e confiabilidade, entre vários outros.

O principal objetivo do setor de planejamento e controle de manutenção é garantir a elevação da Confiabilidade e Disponibilidade dos ativos, otimizando todos os recursos da manutenção. Cabe a este setor planejar as atividades de manutenção considerando não somente os fatores relativos aos processos de manutenção e operação, mas sim como uma visão geral da empresa, alinhando os objetivos do setor de manutenção com os da organização, ajudando a alcançá-los.

O controle da manutenção deve ser constante, e deve acontecer antes, durante e depois das atividades de manutenção da planta. Este controle é realizado através de criação de indicadores, que servirão como base para tomada de decisões e desenho de novas estratégicas. Garanta a eficiência do seu setor de manutenção com nossa equipe de gestores.